MEC / UFRGS – SUBAÇÃO: FORTALECIMENTO DE POLÍTICAS MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

E-mail: proinfanciarsufrgs@gmail.com | Telefone: (51) 3308-3104

Blog: www.proinfanciarsufrgs.blogspot.com

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Assessoramento técnico-pedagógico do Proinfância contribui com a educação infantil parobeense

Proinfância
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas municipais de educação infantil – consolidando-a enquanto primeira etapa da educação básica –, o Ministério da Educação (MEC) realizou um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A parceria contempla o desenvolvimento de projeto de assessoramento técnico-pedagógico a um grupo de municípios do Estado, implementando o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
A primeira reunião ocorreu ainda no mês de março, na Ufrgs, quando o projeto foi apresentado às cidades gaúchas. Desde então os encontros ocorrem de forma bimestral, com a apresentação de diferentes temáticas e relatos referentes às ações já realizadas nos municípios envolvidos.
As representantes da cidade de Parobé são as coordenadoras da educação infantil na Secretaria de Educação, Carla Silveira e Derci Diva dos Reis, além da coordenadora da Escola Infantil Ursinho Encantado, professora Marisa Haubrich. De acordo com elas, o plano de ação municipal no Programa Proinfância pretende qualificar as propostas e práticas pedagógicas das escolas.
Até o momento, inúmeras ações já foram implantadas através do planejamento da equipe. Entre elas, reuniões de formação, grupos de estudos da educação infantil, revisão das propostas pedagógicas das escolas e o projeto de reorganização dos espaços pedagógicos das salas de aula. Segundo a Secretária de Educação parobeense, Maristela Toffoli Rossatto, a Secretaria também possui dois projetos que aguardam aprovação final do MEC/FNDE. Eles preveem a construção de mais duas escolas infantis: uma no Bairro Colina do Leão e outra no Bairro Emancipação. Conforme Maristela, “a obra física é um passo muito importante. Porém, será a obra pedagógica que fará a diferença na qualidade do trabalho desenvolvido na educação da primeira infância”.
O programa de assessoria será desenvolvido até dezembro deste ano, quando serão apresentadas as estratégias desenvolvidas por cada município em um encontro a ser realizado em Porto Alegre.

Fonte: http://parobe.rs.gov.br/index.php/todas-as-noticias/43-educacao/1419-assessoramento-tecnico-pedagogico-do-proinfancia-contribui-com-a-educacao-infantil-parobeense

Nenhum comentário:

Postar um comentário